Na primeira live do ano (07/02) tivemos a presença protagonizada pelo jornalista, militante e analista político, Franklin Martins.
Quando jovem, foi líder estudantil e militante do grupo MR-8. Como jornalista, foi comentarista político em diversos veículos, até chegar à Rede Globo em 1996. Atuou no Jornal Nacional e no Jornal da Globo até maio de2006.
Em 2007, foi convidado a ser ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula. No governo, teve a função das relações do governo com a imprensa, da publicidade oficial e do projeto de uma rede nacional pública de TV.
Durante a transmissão foram abordadas quatro questões norteadoras que foram apresentadas por Sara Sulamita, representante da Amigos da ENFF, a qual mediou a conversa.
A conversa contou com discussões sobre a correlação de forças políticas, a representação bolsonarista, a presença de Lula e a terceira via nas disputas eleitorais. Além do pano de fundo do ano eleitoral que presenciamos, Franklin também comentou sobre as consequências que a classe trabalhadora tem vivido em meio à crise e sugere saídas possíveis em um novo mandato de Lula. Ele explana com ênfase durante a live “precisamos reconstruir o Brasil”.
Por fim, tendo sido ministro da secretaria de comunicação do governo Lula, reforça a necessidade da regulação da mídia e rompimento com a oligarquia, que inclusive foi ferramenta para legitimação do golpe em sociedade. O ex-ministro afirma o quão urgente é essa pauta para que possamos construir discursos contra hegemônicos e explica como a mídia é utilizada para guerras híbridas.
Confira a discussão completa no canal Amigos da ENFF no youtube.