Com as presenças já confirmadas de estudiosos da história política brasileira e da América Latina, como da doutora em sociologia, Eliane Veras Soares, do escritor, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e intelectual marxista brasileiro, José Paulo Neto, e do jornalista, pesquisador e produtor cultural, Vladimir Sacchetta, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) realiza a partir de 22 de julho, uma série de estudos virtuais no YouTube do MST.
A data de início não foi escolhida por acaso, ela marca o nascimento do intelectual Florestan Fernandes, que também dá o nome a Escola Nacional do MST, no estado de São Paulo.
O encontro ocorrido no dia (22/08) teve como tema “As eleições e a Luta Política Revolucionária”, com as exposições de Eliane Veras e Vladimir. A ideia deste espaço é discutir o processo de mobilização e a concepção de Florestan Fernandes sobre a tarefa do parlamento e do programa político na construção do Brasil, com foco na luta de classes e nos desafios impostos aos trabalhadores e as trabalhadoras do campo e da cidade.
O segundo, realizado na última quinta (22/09), foi com o tema “A Revolução e a Contra Revolução no Brasil” e o terceiro, em novembro, “Poder e contra poder na América Latina”.
Um dos objetivos do ciclo de atividades formativas, é que elas possam contribuir para motivação da militância Sem Terra ao estudo das obras e do pensamento de Florestan Fernandes. Além disso, o espaço pretende projetar a abertura de um curso de especialização sobre as obras do Florestan, previsto para 2023.
Confira os dois primeiros encontros a baixo e bons estudos!
Viva Florestan! Viva a ENFF!