LIVE Amigos ENFF com Arthur Chioro e Maria da Paz
A próxima Live dos Amigos ENFF em nosso canal do YouTube será realizada com o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, no dia 05 de abril, às 17H30, sob o tema “Pandemia, vacina e saúde pública brasileira”. O debate contará também com a participação de Maria da Paz, médica e militante dos Médicos e Médicas Populares, e do MST; e a mediação do Coordenador da AAENFF, Fábio Venturini.
Uma novidade nessa Live é a parceria com o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que luta pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país, e que também transmitirá o evento por meio de seu canal no YouTube.
Ademar Arthur Chioro dos Reis foi ministro da Saúde do governo Dilma entre 2014 e 2015. Médico sanitarista e professor universitário, Chioro, é uma das vozes contra a atual política genocida do governo Bolsonaro e de seu ministério da Saúde.
Na juventude, ainda aluno de Medicina, participou da 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília em março de 1986, participando dos debates que dariam origem ao Sistema Único de Saúde (SUS), consolidado na Constituinte de 1988.
Formado em Medicina pela UniFESO, no Rio de Janeiro, com mestrado na Unicamp e doutorado pela UNIFESP. Sua gestão no Ministério da Saúde foi marcada pela valorização do SUS (Sistema Único de Saúde) e da Saúde Pública, através da ampliação do Programa “Mais Médicos”, ao contrário do que ocorre na conjuntura atual.
Para Chioro, em entrevista à TVT, o quadro brasileiro na pandemia é muito grave, e que as mortes no Brasil podem chegar a meio milhão até julho, caso o negacionismo do governo continue. “Se não forem adotadas pelas autoridades sanitárias, pelos governos, medidas drásticas, como o isolamento total, também conhecido como lockdown, será muito difícil interromper a taxa de transmissão, que se encontra muito elevada e vem crescendo em vez de diminuir, como acontece em todo o mundo”, afirma. Para ele, o momento é de centrar esforços para “a proteção da vida dos brasileiros e brasileiras”.
Maria da Paz, ou Paizinha, como é mais conhecida, também tem ampla experiência em Saúde Pública. Formada em Medicina pela ELAM (2005) em Cuba, é especialista em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é mestranda em Saúde Pública pela ENSAP/Havana, e faz parte da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, e é militante do MST.
SERVIÇO:
Pandemia, vacina e Saúde Pública brasileira: Arthur Chioro e Maria da Paz (debatedores) e Fábio Venturini (mediador)
DIA: 05 de Abril de 2021
HORÁRIO: 17h30
No Youtube – Canal AMIGOS ENFF e Canal do Barão
Assessoria de Comunicação – AAENFF