LIVE Amigos ENFF com Ermínia Maricato*
Pensar sobre o Direito à Cidade, e suas implicações na atual realidade brasileira, com forte exclusão social e refluxo nas políticas públicas de habitação, num ambiente de crises econômica e política agudas, são alguns dos eixos da Live que a Associação de Amigos da ENFF fará com a arquiteta, professora universitária e pesquisadora Ermínia Maricato, na terça-feira, 17 de novembro, a partir das 17h00, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.
Ermínia Maricato é uma das mais influentes e respeitadas profissionais na área de habitação do país e do mundo, com passagens por organismos internacionais e experiências administrativas nos governos Federal e da Cidade de São Paulo.
Para ela, “as cidades pedem socorro, e repensar o Brasil é preciso”, como declarou em recente entrevista à Carta Capital.
Ermínia Maricato é uma das articuladoras do BrCidades, um projeto para as cidades do Brasil. Segundo ela, “a partir do chamamento da Frente Brasil Popular para repensar o país teve início a reunião de pesquisadores, estudiosos, acadêmicos, profissionais e lideranças sociais com a finalidade de debater as cidades e formular um projeto com vistas no médio e longo prazos” para o desafio de levar mais qualidade de vida e justiça social às cidades.
De acordo com estatísticas oficiais citadas por Maricato, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, mais de 84%, ou 175 milhões, mora nas cidades. Quase 1/3 desse total mora nas grandes metrópoles. O desemprego que chegou a 12,3% da população economicamente ativa brasileira (24 milhões de pessoas) é maior em 13 capitais. Toda essa realidade complexa exige uma enorme reflexão e esforços dos pensadores e lideranças populares progressistas em busca de saídas para o país, numa perspectiva inclusiva e socialista.
SERVIÇO:
DIREITO À CIDADE: Live com Ermínia Maricato (debatedora) e Fábio Venturini (mediador)
DIA: 17 de Novembro de 2020
HORÁRIO: 17h00
No Youtube – Canal AMIGOS ENFF
Assessoria de Comunicação – AAENFF
ERMÍNIA MARICATO – PERFIL*
Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação.
É professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo onde defendeu mestrado, doutorado, livre docência e aprovada em concurso para professora titular.
Fundadora do LABHAB – Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (1997); coordenadora do Curso de Pós-Graduação da FAUUSP (1998-2002), e integrante do Conselho de Pesquisa da USP (2007)
Professora visitante do Human Settlements Centre da University of British Columbia, Canadá (2002) e da School of Architecture and Urban Planning of Witwatersrand – Johannesburg/South Africa (2006).
Key speaker do World Planning Schools Congress – Mexico (2006)
Como ativista política foi escolhida para defender a proposta de Reforma Urbana de iniciativa popular junto à Assembleia Constituinte do Brasil. (1988).
Participou do Human Settlements Advisory Board e recebeu suporte de inúmeras personalidades e entidades para receber o ‘2010 UN-HABITAT Cities Lecture Award’.
Atualmente é Profa. Visitante do Instituto de Economia da Unicamp e Profa. Colaboradora do Curso de Pós-Graduação da FAUUSP além de participar de corpos editoriais.