LIVE Amigos ENFF com Isabel Loureiro e Lua Moreira*
A LUTA DAS MULHERES: Experiências socialistas e populares, é o tema da próxima Live promovida pela Associação de Amigos da ENFF, com a filósofa, professora universitária aposentada (UNESP) e pesquisadora do CENEDIC-USP Isabel Loureiro, e a advogada, Mestra em Ciências Jurídicas e militante da Consulta Popular, Lua Moreira, na quarta-feira, 03 de março, a partir das 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.
Isabel Loureiro é uma das maiores autoridades em estudos sobre o socialismo e a sua influência nas lutas das mulheres e grandes temas libertários e da luta de classes.
Especialista na obra de Rosa Luxemburgo, é autora de obras sobre esta revolucionária alemã, tendo refletido sobre sua influência nas lutas do século XX, através de seu livro: “Rosa Luxemburgo: Os dilemas da ação revolucionária”, no qual demonstra o esforço em pensar o marxismo como via emancipatória. Para Isabel, Rosa Luxemburgo fazia uma “defesa apaixonada da ação espontânea das massas populares, a única que pode construir coletivamente um espaço de não sujeição ao capital”.
Neste sentido, Isabel Loureiro celebra experiências como a da Escola Nacional Florestan Fernandes, que busca a emancipação de trabalhadores e trabalhadoras pela Educação libertária e popular, unindo a teoria à prática revolucionária.
Isabel debaterá sobre a luta popular e o MST, e os acúmulos teóricos dessa luta, na perspectiva do feminismo socialista soviético, e representações populares nas revoluções latinas, por exemplo, e seus impactos na atual conjuntura. Qual feminismo devemos encabeçar na luta anticapitalista? Essa é uma das questões que serão debatidas e problematizadas por Isabel Loureiro.
Para uma reflexão plural e mais completa do tema, contaremos também com a presença e mediação da advogada Lua Moreira, com ampla experiência e militância nas lutas sociais. Para ela, “é preciso colocar em pauta demandas urgentes para assegurar a vida e os direitos das mulheres. Enfrentamos um avanço conservador, tanto no Congresso Nacional, que difunde uma cultura machista, racista e homofóbica, quanto na mídia, que reforça uma cultura de estupro e violência”, disse em uma das jornadas de mulheres das quais participou.
SERVIÇO:
A LUTA DAS MULHERES: Experiências socialistas e populares
DIA: 03 de Março de 2021
HORÁRIO: 17h30
No Youtube – Canal AMIGOS ENFF
ISABEL LOUREIRO – PERFIL*
Isabel Maria Loureiro nasceu em Santiago do Cacém, Portugal.
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Filosofia na mesma instituição (1992).
Seu mestrado versou sobre a Vanguarda Socialista (1945-1948), jornal editado no Rio de Janeiro por Mário Pedrosa, e o doutorado sobre as ideias políticas de Rosa Luxemburgo, ambos no Departamento de Filosofa da USP.
Especialista em Rosa Luxemburgo, em social-democracia alemã, tradutora de obras sobre filosofia, foi presidente da Fundação Rosa Luxemburgo, entre os anos de 2003 e 2011, onde hoje permanece como colaboradora.
É Professora aposentada do Departamento de Filosofa da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília, onde lecionou por 24 anos.
Atualmente faz parte do CENEDIC – Centro de Estudos do Direito da Cidadania, ligado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, atuando principalmente nos seguintes temas: marxismo, social-democracia alemã, Rosa Luxemburgo, Herbert Marcuse, democracia e socialismo.
ALGUMAS OBRAS PUBLICADAS
- Rosa Luxemburgo: Os dilemas da Ação Revolucionária
- A Revolução Alemã (1918-1923)
- Tempos de Greve na Universidade Pública (co-organizadora)
- Capítulos do Marxismo Ocidental (co-organizadora)
- Socialismo ou Barbárie – Rosa Luxemburgo no Brasil (organizadora)
COMUNICAÇÃO AAENFF / Com informações da página oficial da entrevistada