Em Encontro dos Amigos, MST reafirma centralidade da luta pela terra no próximo período

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Com a presença de amigos e apoiadores da luta pela Reforma Agrária, o MST realizou neste sábado (10), o Encontro dos Amigos, Amigas e Amigues do Movimento, debatendo os desafios da luta pela terra no Brasil e celebrando as conquistas da organização popular no país. O Encontro, que não ocorria há dois anos, em virtude da pandemia, foi realizado, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP),

Atravessado pela mística e animação com os amigos e amigas, o Encontro contou com a presença de Kelli Mafort e João Paulo Rodrigues, ambos da coordenação nacional do MST, que na mesa “O MST e os desafios da Reforma Agrária no governo Lula”, abordaram um panorama da luta pela terra nos últimos anos, bem como fizeram um balanço das ações do Movimento Sem Terra e as projeções da pauta agrária no próximo governo.

Encontro dos amigos e amigas do MST, dez/2022
fotos: Junior Lima

“Nosso reencontro em 2022 é marcado com muita felicidade, após dois anos sem realizar nosso Encontro, a ENFF tem o prazer de construir esse momento, promovendo um processo que, enquanto organização popular, possa prestar contas do nosso fazer e nossa projeção política”, destacou Rosana Fernandes, da coordenação da ENFF, na abertura da atividade.

Analisando os aspectos que marcam a luta de classes na atualidade do Brasil, Kelli Mafort ressaltou o papel e importância da luta pela terra no país e os desafios para os trabalhadores e trabalhadoras.

“Apesar da vitória grandiosa nas urnas, muitos desafios estão colocados para a classe trabalhadora. A vitória eleitoral tem uma simbologia política muito grande: é um acerto de contas com o que vivemos desde 2016, com o golpe”, comentou a dirigente.

Para Kelli, o desafio central das organizações populares é na construção de um amplo e permanente processo de trabalho de base com a população, capaz de ajudar na sustentação do governo, combinado com as necessidades de luta: “o conjunto da sociedade tem uma série de pautas represadas do último período, que sofremos com uma tentativa de inviabilização do que conquistamos há anos, em especial os povo indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e movimentos urbanos. Nossas organizações precisam entender que essas pautas só se resolvem e se conquistam com trabalho de base, formação política e processo de luta”.

Pautando a luta pela terra como central para a organização no próximo período, Mafort destacou que o enfrentamento à fome, sinalizada como uma das prioridades do governo Lula, só se materializa com enfrentamento ao agronegócio e a democratização do acesso à terra.

“Quando a gente fala do enfrentamento à fome, falamos de uma complexidade de elementos capazes de possibilitar, verdadeiramente o avanço na produção de alimentos saudáveis, de comida boa, que para acabar com a fome precisa de produção massiva, com apoio do Estado e de terra”, explicou. E acrescentou, “o novo governo precisa ter a coragem de entender que para enfrentar a fome, precisa enfrentar a questão da terra no Brasil”.

Reforma Agrária Popular

Apresentando o balanço das ações do Movimento nos últimos anos na luta e construção da Reforma Agrária Popular, João Paulo Rodrigues destacou os campos estratégicos que o MST se dedicou na organização da produção, dos acampamentos e assentamentos, bem como nas iniciativas de relação com a sociedade.

“Construímos, a partir da nossa política de produção de alimentos saudáveis, a maior campanha de solidariedade da história do MST, com aproximadamente 10 mil toneladas de alimentos doadas nas periferias do Brasil, com a construção de centenas de cozinhas solidárias, servindo comida diariamente”, apresentou Rodrigues.

João Paulo destacou ainda as diversas iniciativas de comercialização de alimentos e diálogo com a sociedade a partir da comida sem veneno. “Vários de nossos estados realizaram Feiras da Reforma Agrária no último período e fechamos 2022 com 25 Armazéns do Campo abertos em todo o país”.

Ele também chamou atenção para necessidade de recriar e ampliar políticas públicas para garantir a produção de alimentos saudáveis.

“A produção de alimentos continuará como central para o MST, pautando o desafio de implementação de políticas públicas que possibilite aumentar e qualificar essa produção, em especial a partir do fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da necessidade de implementação de um conjunto de agroindústrias que possibilite o beneficiamento de mais alimentos para contribuir com o combate à fome”.

Reafirmando o compromisso do MST na luta pela terra, Rodrigues ressaltou que o próximo período vai ser marcado pelo avanço nas ocupações de terra. “Vamos combinar os processos de ocupações com a luta pelo desenvolvimento no campo, pautando um conjunto de políticas públicas que permita a emancipação dos camponeses e camponesas, tornando nossos territórios em um bom lugar para se viver”.

O dirigente destacou ainda as ações realizadas pelo Movimento no último período na questão ambiental, com a ampliação do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, na construção da unidade com os movimentos populares, nas ações internacionalistas, na formação política e, mais recentemente, na disputa institucional, com a eleição de deputados estaduais e federais do MST.

Com a presença de vários representantes dos Comitês Populares de São Paulo, João Paulo reafirmou ainda a importância desses instrumentos de trabalho de base para o fortalecimento da luta política no Brasil: “todo o bonito processo que construímos na campanha, precisamos manter em movimento e diálogo permanente nas lutas que estão por vir”.

Representando o Comitê Popular de Guararema, Douglas Mota participou do Encontro e fortaleceu a ideia sobre a necessidade de articulação e trabalho cotidiano com a sociedade a partir dos comitês.

“Nós precisamos dar continuidade aos Comitês! Vencemos as eleições, mas agora precisamos manter nossa mobilização sendo base de sustentação desse governo, além de promover um amplo e profundo processo de organização popular”, refletiu Douglas.

Já Moises Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos ABC, sinalizou o papel do MST para os lutadores do país. “Tenhamos a certeza que para construir uma sociedade mais justa e igualitária o MST é extremamente necessário. O MST é fundamental para a sociedade que a gente acredita. Quando estamos cansados, precisamos olhar para o MST e manter a esperança e ânimo”.

Após o debate, o Encontro animou os convidados e convidadas a se somarem no mutirão de plantio de árvores em seus territórios, seguido de um almoço coletivo, produzido com alimentos da Reforma Agrária.

Território Livre de Arpatheid

Como parte da programação do Encontro, a Escola Nacional Florestan Fernandes recebeu do Movimento BDS o reconhecimento de Território Livre de Arpatheid, em reconhecimento à luta pela causa palestina, pelas mãos de Maren Montovani, do secretariado internacional do BDS.

Foto: Júnior Lima

“Cada espaço, escola, Armazém ou organização deve se declarar espaço livre de arpatheid, se incluindo no mapa mundial que resiste junto contra o fascismo, racismo e gritam por um basta dessa política que segue matando povos. Queremos construir espaços livres de apartheid capazes de construir um processo justo para o Brasil, mas também para todo o mundo, sendo sementes e terreno férteis de transformação”, ressaltou Maren, representante do BDS.

ENFF realiza ciclo de estudos virtuais em comemoração aos 102 anos de Florestan Fernandes

Com as presenças já confirmadas de estudiosos da história política brasileira e da América Latina, como da doutora em sociologia, Eliane Veras Soares, do escritor, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e intelectual marxista brasileiro, José Paulo Neto, e do jornalista, pesquisador e produtor cultural, Vladimir Sacchetta, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) realiza a partir de 22 de julho, uma série de estudos virtuais no YouTube do MST.

A data de início não foi escolhida por acaso, ela marca o nascimento do intelectual Florestan Fernandes, que também dá o nome a Escola Nacional do MST, no estado de São Paulo.

O encontro ocorrido no dia (22/08) teve como tema “As eleições e a Luta Política Revolucionária”, com as exposições de Eliane Veras e Vladimir. A ideia deste espaço é discutir o processo de mobilização e a concepção de Florestan Fernandes sobre a tarefa do parlamento e do programa político na construção do Brasil, com foco na luta de classes e nos desafios impostos aos trabalhadores e as trabalhadoras do campo e da cidade.

O segundo, realizado na última quinta (22/09), foi com o tema “A Revolução e a Contra Revolução no Brasil” e o terceiro, em novembro, “Poder e contra poder na América Latina”.

Um dos objetivos do ciclo de atividades formativas, é que elas possam contribuir para motivação da militância Sem Terra ao estudo das obras e do pensamento de Florestan Fernandes. Além disso, o espaço pretende projetar a abertura de um curso de especialização sobre as obras do Florestan, previsto para 2023.

Confira os dois primeiros encontros a baixo e bons estudos!

Viva Florestan! Viva a ENFF!

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups
Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups

Project Example 1 – Magazine

Mockups

Project Example 1 – Square Book

Mockups

Project Example 1 – Notebook

Mockups
Project Example 1 – Magazine
Project Example 1 – Square Book
Project Example 1 – Notebook
Project Example 1 – Paper Pouch
Project Example 1 – Cards
Project Example 2 – Illustrations
Project Example 2 – Nature
Project Example 2 – Business
Project Example 3 – Illustrations
Project Example 3 – Business

I just think is versatile enough. As always, there are better and worst, but I feel satisfied with the product. they are giving what you see in the demo and is a great solution for websites. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vehicula aliquam eros a tempus. Aenean sodales dictum augue, in faucibus nisi sollicitudin eu. Quisque et urna lacus, quis aliquam purus. Nulla semper arcu vel diam auctor condimentum.

John Smith

developer NASA

Great theme. It’s the second I have bought from you & I am very impressed.. I have bought a lot of themes but only ever given two 5 star ratings, both for your items. Your work is the best on themeforest – cheers!!

Samantha Green

buyer

Like the theme design. But the biggest thanks for user support. This is a very important, if not the most important indicator. We will recommend!

Rob Smith

designer

I just think is versatile enough. As always, there are better and worst, but I feel satisfied with the product. they are giving what you see in the demo and is a great solution for websites. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vehicula aliquam eros a tempus. Aenean sodales dictum augue, in faucibus nisi sollicitudin eu. Quisque et urna lacus, quis aliquam purus. Nulla semper arcu vel diam auctor condimentum.

John Smith

developer NASA

Great theme. It’s the second I have bought from you & I am very impressed.. I have bought a lot of themes but only ever given two 5 star ratings, both for your items. Your work is the best on themeforest – cheers!!

Samantha Green

buyer

Like the theme design. But the biggest thanks for user support. This is a very important, if not the most important indicator. We will recommend!

Rob Smith

designer

I just think is versatile enough. As always, there are better and worst, but I feel satisfied with the product. they are giving what you see in the demo and is a great solution for websites. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vehicula aliquam eros a tempus. Aenean sodales dictum augue, in faucibus nisi sollicitudin eu. Quisque et urna lacus, quis aliquam purus. Nulla semper arcu vel diam auctor condimentum.

John Smith

developer NASA

Great theme. It’s the second I have bought from you & I am very impressed.. I have bought a lot of themes but only ever given two 5 star ratings, both for your items. Your work is the best on themeforest – cheers!!

Samantha Green

buyer

Like the theme design. But the biggest thanks for user support. This is a very important, if not the most important indicator. We will recommend!

Rob Smith

designer

I just think is versatile enough. As always, there are better and worst, but I feel satisfied with the product. they are giving what you see in the demo and is a great solution for websites. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vehicula aliquam eros a tempus. Aenean sodales dictum augue, in faucibus nisi sollicitudin eu. Quisque et urna lacus, quis aliquam purus. Nulla semper arcu vel diam auctor condimentum.

John Smith

developer NASA

Great theme. It’s the second I have bought from you & I am very impressed.. I have bought a lot of themes but only ever given two 5 star ratings, both for your items. Your work is the best on themeforest – cheers!!

Samantha Green

buyer

Like the theme design. But the biggest thanks for user support. This is a very important, if not the most important indicator. We will recommend!

Rob Smith

designer

I just think is versatile enough. As always, there are better and worst, but I feel satisfied with the product. they are giving what you see in the demo and is a great solution for websites. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vehicula aliquam eros a tempus. Aenean sodales dictum augue, in faucibus nisi sollicitudin eu. Quisque et urna lacus, quis aliquam purus. Nulla semper arcu vel diam auctor condimentum.

John Smith

developer NASA

Great theme. It’s the second I have bought from you & I am very impressed.. I have bought a lot of themes but only ever given two 5 star ratings, both for your items. Your work is the best on themeforest – cheers!!

Samantha Green

buyer

Like the theme design. But the biggest thanks for user support. This is a very important, if not the most important indicator. We will recommend!

Rob Smith

designer

I just think is versatile enough. As always, there are better and worst, but I feel satisfied with the product. they are giving what you see in the demo and is a great solution for websites. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vehicula aliquam eros a tempus. Aenean sodales dictum augue, in faucibus nisi sollicitudin eu. Quisque et urna lacus, quis aliquam purus. Nulla semper arcu vel diam auctor condimentum.

John Smith

developer NASA

Great theme. It’s the second I have bought from you & I am very impressed.. I have bought a lot of themes but only ever given two 5 star ratings, both for your items. Your work is the best on themeforest – cheers!!

Samantha Green

buyer

Like the theme design. But the biggest thanks for user support. This is a very important, if not the most important indicator. We will recommend!

Rob Smith

designer

Menu