• Home
  • Quem Somos
    • A Associação
    • Conselheiros
    • Estatuto
  • A Escola
    • Uma escola em construção
    • Formação
    • Instalações
  • Calendário
  • Notícias
  • Downloads
  • FOTOS
  • Área do associado
  • Quero doar

Memória e caminhada: Amigos da ENFF homenageiam Dom Pedro Casaldáliga

4 meses atrás

No último dia 4 de outubro, a Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes (AAENFF) promoveu a exibição do filme Descalço sobre a terra vermelha na Casa Carlito Maia, em Guararema (SP). A atividade reuniu apoiadores e apoiadoras da ENFF, militantes e amigos do MST para homenagear Dom Pedro Casaldáliga, o bispo que fez da vida uma caminhada ao lado dos povos do campo e dos mais pobres.

A exibição foi seguida de um debate coletivo, marcado por depoimentos emocionantes de pessoas que conviveram pessoalmente com Dom Pedro e construíram com ele a luta pela justiça social. Esses relatos trouxeram à tona a força de sua presença, a simplicidade de seu modo de viver e o compromisso radical com os trabalhadores e trabalhadoras da terra.

Reconhecido por sua firme posição contra o latifúndio, a ditadura militar e todas as formas de opressão, Dom Pedro dedicou sua vida à defesa da justiça social e à construção de uma Igreja comprometida com os povos. Durante o encontro, foram lembradas suas ações no Araguaia, onde viveu grande parte da vida, e sua solidariedade internacionalista com os povos da Nicarágua, El Salvador e Argentina, que enfrentavam regimes ditatoriais apoiados pelos Estados Unidos.

Encerrando a atividade, os participantes reafirmaram que o legado de Dom Pedro Casaldáliga segue vivo, inspirando novas gerações a seguirem firmes na defesa da terra, da justiça e da liberdade dos povos.

A Associação dos Amigos da ENFF destacou que iniciativas como essa fazem parte de uma rede de solidariedade que cresce e se fortalece a cada encontro, unindo pessoas comprometidas com a transformação social e com a sustentação política e financeira da Escola Nacional Florestan Fernandes.

Com passos firmes e pés descalços sobre a terra vermelha, seguimos juntos — regando as sementes de esperança e justiça que Dom Pedro ajudou a plantar.
Associe-se e caminhe conosco nessa construção coletiva.


Leia também:

  • amigos_enff_sara
    Amigos(as) da ENFF 2023: celebrando a educação…
  • Silvio Almeida durante o ciclo de debate na Enff. Foto: Sara Sulamita
    ENFF celebra parceria com ministro Silvio Almeida,…
  • 5DB7AEFC-D7E6-40CB-849C-07BE69B015DE-1
    ENFF e PUC-SP abrem segunda turma do curso Realidade…
Notícia anterior
Curso sobre BRICS e Conselho Popular começa nessa sexta-feira (11), na ENFF
Próxima notícia
ENFF celebra 20 anos com Encontro de Amigas/os e reafirma compromisso com formação da classe trabalhadora
Florestan Fernandez

Saiba mais sobre a Associação

Facebook
YouTube
Instagram
Notícias Recentes:

ENFF celebra 20 anos com Encontro de Amigas/os e reafirma compromisso com formação da classe trabalhadora

Curso sobre BRICS e Conselho Popular começa nessa sexta-feira (11), na ENFF

A presença luminosa de Ruth Wilson Gilmore na Escola Nacional Florestan Fernandes

Nos 15 anos da AAENFF, debate analisa a nova ofensiva imperialista no cenário global

ENFF celebra 20 anos de formação e internacionalismo de movimentos populares no mundo

Campanha de arrecadação de livros infantis para ENFF

No encontro, Evaristo ressaltou a importância de dialogar com o MST. Foto: Sara Sulamita/MST

Macaé Evaristo, Ministra dos Direitos Humanos, visita Escola Nacional Florestan Fernandes

AAENFF promove debate “Paz para Palestina” e reafirmou solidariedade internacional aos povos em luta

Quero doar

São Paulo
Tel: (11) 93713-1355  •  (11) 95454-7841
associacao@amigosenff.org.br

 

© Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes

Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp